Perguntas Significativas – Respostas Elucidativas

Ao pensar numa revisão pessoal e profissional, pense num interlocutor que o leve a questionar o que não foi questionado até então.

Perguntas Significativas

Perguntas Significativas – Respostas Elucidativas

Diz o ditado: “O que nos torna sábios não é a experiência, mas a reflexão sobre ela”. E a verdadeira reflexão é a que nasce de perguntas significativas. E estas, só podem surgir de conversas significativas.

Em seu artigo “Com quem você tem conversas significativas?”, o executivo e pensador Yoshio Kawakami define: “são conversas transformadoras, que causam reflexões, promovem pontos de vistas variados, e nos levam a pensar diferente. São conversas que nos fazem crescer profissionalmente e pessoalmente”.

Na escola, desde o ensino fundamental, a recompensa é para a resposta certa. Raramente somos incentivados a fazer a pergunta certa. E quando não há perguntas, não há evolução. O crescimento de alto nível só vem com a nossa capacidade de pensar sobre questões que nunca havíamos pensado, de perguntar o que nunca havíamos perguntado, e de responder perguntas que nunca havíamos respondido. E para que isto aconteça é preciso escolher interlocutores que nos façam perguntas significativas.

Na tradição e cultura judaica, o uso das perguntas chega a ser humorístico. Em seu anedotário cultural ha uma piada antológica em que um não judeu se encontra com um judeu e lhe pergunta: “por que os judeus sempre respondem a uma pergunta com outra pergunta”? Ao que o outro responde: “e quem disse que nós fazemos isto?” Isto nada mais é do que o método Socrático – denominado maiêutica – para resolver um problema.

Depois de algumas conversas com uma pessoa experiente e competente em fazer perguntas significativas e que nos desafiem, e depois de aprendermos a usar esse método para a vida, dificilmente seremos os mesmos. Em nossa cultura aprendemos a responder a tudo rapidamente, muitas vezes sem pensar. Qualquer conversa é como um jogo de ping-pong em que no momento que o interlocutor diz algo, já rebatemos a bola, contrapondo, ou argumentando, às vezes até deixando de prestar atenção na questão para pensar em nossa resposta.

Novos patamares de crescimento só são alcançados com uma transmutação em nossa mente. E o segredo do bom interlocutor é exatamente a sua capacidade de fazer o outro pensar através de perguntas significativas, que desafiem o pensamento, a imaginação e a capacidade de reflexão ao nosso respeito. E não apenas isto. Que depois de algumas conversas, este comece a se fazer perguntas significativas, independente do interlocutor.

Ao pensar numa revisão pessoal e profissional, um coaching de alto nível, para você ou para as pessoas da sua empresa, ou mesmo da sua família, experimente abrir a mente para alternativas que complementem a educação formal. Pense num interlocutor que o leve a questionar o que não foi questionado até então. Este é quem irá ajudá-lo a atingir patamares até então nunca imaginados por você.

Ao seu sucesso!

  1. I adore your wp web template, exactly where would you down load it from?

  2. NoelNoel04-19-2016

    After looking at a handful of the articles on your web
    page, I really appreciate your way of writing a
    blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking back in the
    near future. Please visit my website as well and tell me your opinion.

  3. EdgardoEdgardo04-19-2016

    I love reading a post that can make people think. Also,
    many thanks for permitting me to comment!

Leave a Reply

Coaching de alto nível para resultados excepcionais.