Navio, submarino ou avião?

O importante é que tenha em mente o quanto os aviões estão e sempre estarão sendo solicitados para desempenhar um papel de importância no mundo em todas as situações.

Aviao

Navio, submarino ou avião?

Dia desses li um artigo do Prof. Alexandre Freire da FGV, denominado Geração Navio ou Geração Submarino? Em síntese, a “geração navio” seria a nova geração dos internautas ou “geração digital” formada por jovens com idade no entorno de 17 anos, que têm acesso a um universo infinito de informações. Com poucas exceções, sabem tudo sobre todas as coisas. Notícias em tempo real, dos valores das ações da bolsa ao andamento do “Big Brother Brasil”, às informações pessoais e profissionais sobre qualquer pessoa. Em suma, tudo o que se possa imaginar está lá em “mar aberto” à disposição de quem queira navegar por ele. Acontece que se vê tudo de tudo, porém superficialmente. No início do dia a geração navio já terá vasculhado a rede, lido e respondido os seus e-mails, assistido vídeos de interesses diversos, pago contas via eletrônica, e quem sabe feito sua inscrição para participar de algum concurso à distância. Esse é o grupo de pessoas que irá falar muito bem sobre generalidades.

A geração anterior a esta, foi a geração submarino, ou seja, aquela que forçada pelas circunstâncias, aprendeu a estudar e trabalhar qualquer coisa sempre em profundidade. Porque as cartas tinham de ser escritas em papel e levadas ao correio. As notícias (geralmente do dia anterior), chegavam via TV ou jornal. As pesquisas da escola eram feitas estudando-se um texto e transcrevendo-se para um caderno, quem sabe recortando-se figuras ou textos de revistas ou jornais, e lendo-se tudo para sustentar o debate que aconteceria na sala de aula. Bem, isso é bom ou ruim? Deixando-se de lado o fato que a “geração submarino” é a que está conduzindo as empresas atualmente e a “geração navio” está entrando no mercado de trabalho, e isto inevitavelmente exigirá muitas adaptações, não é bom nem ruim. Só que eu quero introduzir um terceiro conceito aqui, que poderíamos chamar de “Geração Avião”. Esse é o resultado da geração submarino que continuou crescendo e migrou da profundidade para as alturas, desenvolvendo um fator chamado SABEDORIA. É essa geração que está sendo procurada pelas empresas e pessoas para ajudar no crescimento de todos. É a visão de cima, tão importante para consolidar visões empresariais, fazer escolhas estratégicas e tomar decisões que implicam resultados importantes. Não importa se você é da “geração submarino” ou da “geração navio”. O importante é que tenha em mente o quanto os aviões estão e sempre estarão sendo solicitados para desempenhar um papel de importância no mundo em todas as situações. Perguntas do coach: e então, você se interessa em algum momento migrar para a geração avião? O que vai fazer para isto? Quando?

Ao seu sucesso!!!

Leave a Reply

Coaching de alto nível para resultados excepcionais.