Qual a sua data de validade?

Permaneça com o prazo de validade constante.

Tempo

Qual a sua data de validade?

O que pode significar uma data de validade além daquelas que conhecemos nos produtos de supermercado, perecíveis ou não?

Numa série de relatórios e artigos sobre pesquisas em liderança, uma foi voltada para o “tempo de vida útil” de um executivo trabalhando numa empresa. “Data de validade” de um executivo significa a idade limite em que começa a expirar a produtividade do indivíduo na empresa.

Eu acredito que o mesmo conceito pode ser aplicado a qualquer um de nós, executivo ou não executivo. Não importa se é a produtividade do(a) empresário(a) voltado para conduzir uma empresa faturando US$5 bilhões por ano, ou para a produtividade da mãe que tem de cuidar do lar, do marido, educar os filhos e quem sabe ainda dar conta do seu emprego.

Sabemos que há um limite para nossa energia física, nossa memória, nossa paciência para tolerar determinadas circunstâncias e adrenalina para enfrentar incontáveis adversidades. Acontece que essa “data de validade” vem se ampliando ano após ano e o campo de possibilidades de atuação vem aumentando tanto, que a “expiração” do “produto ser humano” parece só acontecer na hora em que caímos fora do esqueleto.

Bem, se a boa notícia é que o tempo de vida das pessoas vem aumentando  (a média de vida nos Estados Unidos está próxima dos 78 e aqui no Brasil está por volta dos 73 anos) qual será a má notícia? Talvez seja a de que temos de descobrir a qualidade com que iremos viver esse tempo de vida adicional, considerando-se qualidade o quanto cada um de nós está desfrutando a vida.

Num estudo sobre as condições físicas com 155 CEO’s (dirigentes de empresas) feita pela Body View – Boca Raton Fla., dos examinados 38 mostraram sinais de doenças coronarianas importantes. 10% já estavam com suas coronárias em estado deplorável e 6% necessitavam de uma cirurgia imediata para correção.

A empresa Guardsmark, ofereceu um check-up para os seus diretores e gerentes e descobriu que 30% deles apresentavam algum tipo de “luz vermelha” com a saúde do coração.

Pesquisadores da Universidade de Illinois mostraram que os efeitos da obesidade como causa de morte nos próximos cinco anos, poderão exceder aqueles da morte por câncer, ou por doenças do coração (New England Journal of Medicine – 17 de março/05). E observe que até agora ninguém falou dos problemas de saúde mental, onde o “estresse” e a depressão estão assumindo proporções avassaladoras em todo o mundo.

De cada oito pessoas pesquisadas, apenas uma respondeu que trabalha longas horas por dia porque adora o que faz. Os demais trabalham por pura obrigação. 55% dos empregados pesquisados (Chartered Institute of Personnel Development) responderam que o estresse pelo trabalho, está afetando suas vidas familiares, mudando sua forma de agir e responder para a vida.

No Brasil, que eu conheça, não existem pesquisas desse tipo, mas pode estar certo(a) que não é muito diferente.

Bem, se você é executivo(a) de uma empresa, ou uma dona de casa lutando para educar os filhos e cuidar do marido, não importa. O desgaste é para todos. Assuma a responsabilidade para mudar ou para criar qualidade em sua vida. Faça com que a “data de validade” se estenda até os últimos momentos, porém de forma agradável. Observe a sua saúde. Preocupe-se com a aparência externa, mas não deixe de cuidar da “aparência interna”. Mantenha o cérebro em permanente funcionamento e de preferência faça com que se exercite além dos limites. Crie novas conexões cerebrais exercitando coisas que nunca fez ou que considera difícil. Aprenda um novo idioma. Conheça novas pessoas e novos lugares. Exercite-se junto à natureza. Alimente-se com qualidade. Fique longe do fumo e dos fumantes. Não aceite padrões que o(a) desagradam. Estabeleça os seus próprios padrões. Felicidade é um estado de espírito e não alguma coisa que se conquista comprando programas enlatados.

Não se transforme num “pacote de leite” ou num “yogurte” que as pessoas rejeitam após expirado o prazo. Ao contrário, faça com que quanto maior o tempo de vida, mais pessoas o(a) queiram “adquirir” e ter consigo por perto. Permaneça com o prazo de validade constante. À sua data de validade sem data para expirar!

 

Leave a Reply

Coaching de alto nível para resultados excepcionais.